Trajetos do Conhecimento: uma tarde inesquecível para o nível B da Escola Balão Mágico

Trajetos do Conhecimento: uma tarde inesquecível para o nível B da Escola Balão Mágico

7 de novembro de 2019

Na tarde da última quarta-feira, 6, os alunos da turma do Nível B da Escola Balão Mágico passaram por uma experiência, com certeza, inesquecível para qualquer criança.  Eles compartilharam junto com as professoras Viviane Brandolt Monteiro e Sabrina Rodrigues Ferraz a possibilidade de prestigiar a Mostra de Ciências da Escola Demétrio Ribeiro, para a maioria, foi a primeira vez utilizando o transporte público.

“As crianças utilizaram do transporte coletivo para ir até a escola Demétrio Ribeiro, embarcando no ônibus na parada do Terminal. Foi um momento de expectativa, euforia e realização por poderem usufruir deste meio de transporte juntamente com os colegas de escola”, destaca a Coordenadora Pedagógica Quelen Garcez.

No percurso realizado, os pequenos observaram como está a consciência dos cidadãos em relação ao cuidado com a nossa cidade. A aluna Helena Pinto, de 6 anos, fez a reflexão de que mesmo com uma lixeira bem ao alcance das pessoas, havia lixo no chão.

Na Mostra de Ciências viram trabalhos que tratavam do que já vem sendo compartilhado na construção do conhecimento da turma, trabalhos que se destacaram pela apresentação e pela curiosidade alimentada nas crianças como o processo de filtragem para oferta de água potável, reciclagem, descarte correto do lixo e a distinção entre uma cidade consciente e limpa e outra com ações inapropriadas e suja, ficando encantados na sala fosforescente.

No retorno para a escola as observações continuaram, aliando a vivência a análise do trajeto percorrido. Através da orientação das professoras fizeram a travessia nas faixas de pedestre, sinaleiras, observando a circulação de carros e pedestres.

E, como crianças, felizes e satisfeitas ainda puderam saborear um sorvete no Calçadão. 

Já na escola, a aluna Maria Antonia Vasconcelos, 6 anos, relatou o quanto foi legal a atividade, de ter ido ver pessoas e trabalhos na escola Demétrio Ribeiro, reforçando o impacto de ver o lixo nas ruas da nossa cidade.  

“A gente foi de ônibus e o motorista não correu, foi legal! E quando a gente foi atravessar a rua o carro parou para a gente atravessar a rua com o bonequinho verde, depois que o Miguel apertou o botão”, observou.

“A Escola de Educação Infantil Balão Mágico busca apresentar em suas propostas de aprendizagem lições significativas e que estimulem a reflexão sobre ações do dia-a-dia dialogando, constantemente, sobre a prática e a responsabilidade. É pela alegria, pelo envolvimento e pelo registro do conhecimento que realizamos a aprendizagem”, finaliza Quelen.

Comentários