Desafio de Negócios Inovadores premia vencedores 2019

Desafio de Negócios Inovadores premia vencedores 2019

17 de outubro de 2019

Com o objetivo de incentivar a criação de negócios inovadores com base tecnológica, surgiu em 2013 o Desafio de Negócios Inovadores, uma realização do Parque Científico e Tecnológico do Pampa (PampaTec), ambiente de fomento ao empreendedorismo e inovação mantido pela Unipampa em parceria com outras instituições de ensino. Neste ano o Desafio teve como projeto vencedor o “CNC Router de Pintura Ágil para Prédios”, do estudante de Engenharia Elétrica Jefferson Pires da Rosa Junior e do empreendedor Anderson Leal.

Os dois desenvolveram um protótipo de equipamento que realiza pintura nas alturas. Conforme os vencedores, o objetivo é realizar o papel de uma pessoa em cima de um andaime suspenso, promovendo maior segurança, agilidade no processo de pintura, reduzindo o tempo que o operador fica exposto às alturas e propondo mais economia de tinta e redução de tempo de aplicação, além de deixar a pintura mais uniforme.

A Mostra de Protótipos ocorreu na última quinta-feira (10), na Agência Sicredi, onde os projetos passaram por votação, sendo que os jurados foram distribuídos em júri popular e júri técnico. Foi realizada apresentação de 15 protótipos nas áreas de Engenharia de Software, Engenharias Renováveis, Sustentabilidade, Gestão no Agronegócio e Indústria.

“O evento contribui com o Ecossistema de inovação, uma vez que consegue movimentar empresários, aceleradoras, universidades, alunos, professores e investidores em prol de um objetivo comum de desenvolver nossa região através do Empreendedorismo de Base Tecnológica”, destaca o Coordenador da Incubadora Tecnológica, Emerson Rizzatti

Conforme relata o Diretor do PampaTec, Vitor Almada “o momento possibilita que os novos empreendedores tenham feedback de empresários, investidores, professores e demais presentes no evento, bem como agrega uma rede de contatos, melhoria nos projetos através da experiência transmitida pelos jurados e agrega valor financeiro de até R$ 10.000, disponibilizado pelo Sicredi aos melhores colocados. Estes fatores somados aumentam as chances desses novos negócios ganharem mercado, podendo solucionar questões sociais, econômicas e ambientais.”

A edição deste ano encerra nesta quinta-feira (17) com uma rodada de palestras e premiação oficial dos primeiros cinco colocados, com um incentivo de R$2.000,00.

Ganhadores do Desafio 2019

1º Lugar      CNC Router de Pintura para Prédios

2º Lugar      Karttroller – Veículo de Passeio sobre Trilhos

3º Lugar    Yosoy – Plataforma centralizadora de serviços

4º Lugar          Sistema de Monitoramento e Controle Remoto de Motores Elétricos

5º Lugar          P-Glove – Luva Inteligente para Detecção de Gestos

 

Vanguarda com informações do startuppampa.com.br

Fotos: Startup Pampa

Comentários