Por que você quer ter um filho?

Por que você quer ter um filho?

3 de abril de 2019

Você já tomou a decisão de ter um filho? E por acaso já parou para pensar por que quer ter um filho?

Essa é uma questão que parece estar tão automática no curso da vida; prova disso é tamanho o espanto quando alguém diz que não quer ter filhos; que pouco paramos para refletir sobre o real motivo dessa decisão.

Muitos podem responder: porque é o meu sonho ser mãe/pai! Ok, mas será que essa vontade, esse desejo de realização é o suficiente para colocar um ser humano nesse mundo?

Um sonho é algo extremamente pessoal. Ser médico, comprar uma bicicleta, conhecer Paris, trocar de carro, enfim. É estranho pensar em realizar um sonho a partir da vida de um outro ser humano.  Há uma responsabilidade social imensa nessa questão, exemplo disso está na famosa frase “mas a criança não tem culpa, ela não pediu para nascer”. Fora o aspecto financeiro, psicológico, educacional, enfim, é um desafio lidar com a criação de um ser que veio para este mundo com sua própria personalidade, desejos, missão.

Sobre essa questão, Sri Prem Baba esclarece muito bem no livro “Propósito- A coragem de ser quem somos”. O mestre espiritual fala que precisamos abrir mão da necessidade de ter nossas expectativas a carências supridas através de nossos filhos. Ainda argumenta que é uma tarefa muito difícil não repetir padrões e não impor pontos de vista para a criança, podando dessa forma, a sua própria personalidade e formatando a criança de acordo com nossas crenças limitantes.

A intenção desse texto não é fazer você desistir de ser mãe ou pai, mas sim, refletir sobre o real motivo de tomar essa decisão. Diariamente, fazemos diversas coisas no automático na nossa vida, porém, esse é um assunto muito sério para ser conduzido dessa forma. Para finalizar, faça alguns questionamentos a si mesmo:

– Quem em você quer ter um filho e para quê? De onde vem essa vontade? Vem da necessidade de cumprir um programa social, de suprir uma carência ou é um comando do coração?

Imagem destaque: Pixabay 

 

Comentários