Quem Somos

A Vanguarda é uma revista trimestral que teve seu primeiro exemplar lançado em março de 2014 na cidade de Alegrete-RS.

Foi criada para representar os interesses da sociedade contemporânea, por isso, tem espaço para expressão artística, cultural, projetos sociais, moda alternativa, sexualidade, lideranças e tendências para que o leitor esteja sempre à frente.

O nome

A Vanguarda (do francês avant-garde) significa, literalmente, a guarda avançada ou a parte frontal de um exército. Seu uso metafórico data de inícios do século XX, se referindo a setores de maior pioneirismo, consciência ou combatividade dentro de um determinado movimento social, político, científico ou artístico. Estar na Vanguarda é enxergar com antecedência o futuro.

O símbolo

Na metade do século XVIII com o engajamento das mulheres, geralmente de baixa estatura, às companhias de navegação e a necessidade de diferenciá-las do uniforme dos homens, que usavam o Quepe Militar, desenhou-se uma indumentária semelhante que foi a Cartola. Com isso, escolheu-se este elemento como símbolo da Revista Vanguarda, pois foi um acessório criado para mulheres que com o tempo foi apropriado pelos homens.

Fonte: Wikipédia

Publicidade

Buscar

Facebook

Publicidade